Como Organizar um Escritório: aprenda em 5 passos
Saber como organizar um escritório é um desafio que passa por papéis, lápis e canetas, mas também envolve móveis, iluminação correta e ideias criativas para otimizar tempo e espaço. Mas saiba: seu local de trabalho pode ser lindo e funcional ao mesmo tempo!
Confira 5 passos simples de arrumação dos objetos, além de alguns investimentos pontuais, de acordo com a sua necessidade, e tenha o espaço que você precisa para trabalhar - fora ou dentro de casa.
Como organizar um escritório: 5 dicas
Invista em organizadores
Os organizadores são os melhores amigos de quem trabalha em casa. A regra é arrumar tudo de forma que você saiba exatamente o que está em cada gaveta, armário e prateleira. O segredo para tornar o ambiente mais funcional é criar categorias para separar objetos e ordená-las nos espaços disponíveis.
Identificar pastas e produtos organizadores também é importante. Divisores de gaveta, ao contrário do que muitos pensam, são indispensáveis - eles garantem que miudezas, como pen drives, estejam sempre no lugar certo e não espalhados pelo escritório inteiro.
Não acumule papéis
Todos os papéis que não estão sendo usados devem ser guardados em organizadores de arquivos, por exemplo - de preferência, separados por categoria. Quem não tem muito espaço em armários, pode apostar em pastas sanfonadas ou de arquivo, em vez de uma pasta para cada segmento.
Documentos pessoais devem todos estar concentrados em um mesmo lugar (uma caixa, por exemplo) para facilitar na hora de achar.
Mantenha em cima da mesa somente o necessário
Existe um segredo para manter o local de trabalho organizado: só deve ficar em cima da mesa o que é utilizado com muita frequência. A bancada precisa de espaço para “respirar” e, portanto, tudo o que é supérfluo deve ficar guardado em gavetas ou armários.
Também é uma boa ideia ter organizadores de mesa (bandejas também funcionam), especialmente para quem trabalha com muitos papéis. Eletrônicos sem fio (mouse, teclado, impressora e até um notebook no lugar do desktop) economizam espaço e deixam sua área de trabalho mais limpa.
Tenha um quadro de anotações
Para uma rotina mais prática, tudo o que precisa ser lembrado (datas, recados, anotações) deve estar exposto em um quadro fixado perto de você. Você pode investir em um painel composto por pranchetas, um quadro imantado, uma parede de lousa, um espaço para post-its ou lugares para pendurar lembretes - as opções são muitas e a escolha fica por sua conta.
Aposte em boa iluminação
É importante que as luzes, naturais ou difusas, sejam suficientes para iluminar bem o ambiente. Mesmo assim, ter um foco dirigido (como uma luminária ou um abajur) na mesa de trabalho também é uma boa pedida.
Além de ajudar na concentração para as atividades, otimizando o trabalho, isso também permite que você trabalhe até mais tarde, caso seja necessário, sem causar problemas de visão.
Dicas para escritórios pequenos
Móveis multifuncionais ou retráteis
Aposte em móveis multifuncionais ou retráteis, como pufes que servem como baús, escrivaninhas que se tornam penteadeiras, mesas que podem ser fechadas e por aí vai. Não se esqueça também de ocupar as paredes com prateleiras e nichos, para ajudar na organização e na distribuição dos objetos pelo ambiente.
Cores claras
Aposte em cores claras onde puder, principalmente nas paredes. Isso dá a sensação de um ambiente bem mais espaçoso e torna tudo ainda mais funcional. O mesmo vale para bancadas de vidro e móveis (como cadeiras, por exemplo) transparentes.
Experimente antes de comprar
Trabalhe alguns dias antes de comprar qualquer coisa. A única maneira de ter clareza para decidir o que realmente precisa no seu local de trabalho em casa é ocupando o escritório. Já dentro da sua rotina, anote do que sente falta no ambiente e invista em objetos que tornem a sua vida mais prática.
Livros e revistas
Alguns escritórios são também espaços para guardar publicações, por isso é importante saber organizá-los. Livros podem ser separados por gênero (um em cada prateleira) e revistas, por tipo e, depois, cronologicamente (da mais antiga para a mais recente).
Antes disso, é importante selecionar o que é realmente válido guardar: não acumular objetos é a melhor maneira de sempre manter o espaço arrumado.
Regras internas
Volte sempre com as coisas para o mesmo lugar de onde saíram. É importante criar regras internas para o uso do home office: se tirar algo do lugar, devolva assim que terminar de utilizar; se sujar, limpe; se abrir, tampe. Assim, você saberá sempre como organizar um escritório!